15 de jan de 2014

HelpMcfly - Por um mundo melhor!


HELPMCFLY. Não se trata apenas da banda adolescente que levava o nome do projeto.

Você pode até não gostar da banda e julgar pelo nome. Mas antes que o faça, já adianto que não é apenas uma homenagem, trata-se de algo muito maior.

E eu não tenho nenhuma vergonha disso. Pelo contrário, eu sinto é orgulho de ter feito um projeto social tão lindo com apenas quinze anos de idade. Além disso, trata-se de uma história de amizade e amor ao próximo.

Tudo começou quando minha amiga-irmã teve que mudar de cidade. Foi justamente na época em que vimos o clipe de "You've got a friend" regravado pelo McFly, originalmente do James Taylor. A letra parecia que foi escrita para nossa amizade e o clipe regravado replantou em mim a sementinha do querer fazer o bem através da magia da música. O vídeo se passava na Uganda e foi um trabalho junto ao Comic Relief, organização britânica de ajuda às pessoas que necessitam. Quem tiver curiosidade:



Surgiu então a idéia de fazer o mesmo. Quem sabe se tentar fazer nossa parte por um mundo melhor, mesmo cada uma em sua cidade, iria amenizar a distância física entre a gente? E foi o que aconteceu. O objetivo do projeto era unir as pessoas, sem a necessidade de ser fã da banda, e ajudar instituições carentes levando o que cada local mais necessitava com muito amor e música.

Quando percebemos, haviam mais interessados que imaginávamos! Muitos realmente eram fãs de McFly, mas não era um grupo restrito. Havia tanta gente que não era mais possível cuidar de tudo sozinhas, tivemos que arquitetar da seguinte forma: cada estado teria uma representante do projeto. Teríamos metas de ajudas sociais como uma visita à instituições por mês, e alguns encontros para socialização de todos os voluntários, onde haviam trocas de ideias, alegria, e é claro,  música. Muitos dos estados do Brasil já tinham uma representante e faziam encontros e intervenções sociais regularmente. As fotos dos encontros e das visitas estão disponíveis aqui e todas as pessoas presentes nas fotos são de pessoas que participaram do projeto.

Lembro que a representante de Fortaleza do HelpMcfly era muito engajada e me deixava sempre muito feliz. As fotos abaixo estão no link clicável que disponibilizei no parágrafo anterior, justamente de uma das intervenções em Fortaleza e decidi agregar a este post pois me trazem uma sensação muito boa! Nesse dia, os integrantes do projeto levaram doações e passaram a tarde brincando com as crianças.
 


Foi incrível ver tudo isso crescer! Mas nem tudo foi como o planejado. Tivemos todas que focar em nossas vidas acadêmicas, e então os encontros e visitas foram se tornando cada vez mais escassos até acabarem.

Acabou mas deixou saudade e vontade de recomeçar, arquitetado em outros moldes, mas com o mesmo objetivo: construir uma corrente de amor ao próximo motivado pela música.

A seção Nas Ruas é basicamente o renascimento desse projeto. Algumas modificações do projeto inicial serão feitas, mas apenas para acrescentar. É a minha preferida, um dos principais motivos de criação do blog, mal posso esperar para dar partida!

6 comentários:

  1. Você viu o vídeo do One Direction para o Red Nose Day?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kim!
    Não vi ainda, mas vou procurar agora no youtube ;)
    Beijos, e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. A música tem o poder de mudar tudo em nossa volta,basta acreditar.Amei teu post Julie *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é mais poderosa do que podemos imaginar <3
      Obrigada, Andreza! Fico muito feliz em saber que gostou.

      Beijos

      Excluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.