25 de mar de 2014

Música é o melhor remédio




Às vezes chego a me emocionar com a magia da música. É incrível como ela consegue mudar meu humor, ou me servir de apoio em momentos difíceis da minha vida. Pra mim é muito mais do que harmonia, melodia e rítmo. Tem algo de muito misterioso na música. Ela mexe com a alma, com nossos sentimentos e nos proporciona emoções que muitas vezes não conseguimos definir qual. A música une pessoas. E, além de tudo, traz benefícios à nossa saúde física e mental.

Quando estava no meu terceiro ano da escola, decidindo qual seria minha profissão, levei muito em conta minhas recentes descobertas de facilidade em aprender tudo relacionado à biologia e química. Porém, minha paixão mesmo é e sempre foi a música. Em um dos meus devaneios desta época, pensei: imagina se existisse uma profissão semelhante à medicina na qual o profissional receitasse músicas ao invés de remédios?

Seguindo esta minha idéia, resolvi pesquisar na internet se isso existia ou eu estava meio doida e sonhando alto demais. Mas não estava. A profissão existe, um pouco diferente do meu raciocínio inicial e muito mais abrangente do que eu pensava. É a Musicoterapia, e ela consiste em utilizar a música e seus elementos constituintes para desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo, a fim de proporcioná-lo melhor qualidade de vida, prevenindo, reabilitando ou tratando.

A formação do musicoterapeuta inclui teoria musical, canto, percussão, prática em ao menos um instrumento harmônico (piano ou violão) e instrumentos melódicos (principalmente flauta-doce).Também faz parte da formação do musicoterapeuta o conhecimento de métodos de educação musical, noções de expressão artística, expressão corporal, dança, técnicas de trabalhos em grupo. Ainda, é necessário ter conhecimentos em psicologia, filosofia, anatomia e fisiologia humana e neurologia.

Segue um vídeo que saiu no fantástico sobre Musicoterapia:


O principal motivo de eu não ter feito vestibular pra este curso foi a ausência dele aqui em Belo Horizonte, e mudar de cidade não era possível naquela época. Quem sabe algum dia eu não tenha a oportunidade?


Espero que estas informações tenham sido de utilidade para quem está se decidindo sobre qual profissão seguir. Se você vai prestar vestibular este ano e se interessou pela Musicoterapia clique aqui e seja redirecionado para o site Guia do Estudante referente ao assunto.

E você, o que achou desta profissão?

30 comentários:

  1. Achei bem legal e diferente o post! Gostei!!
    Bjos
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Fico muito feliz que gostou :)
      Volte mais vezes.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Muito obrigada pelo carinho, fiquei super feliz com as suas palavras.É muito inspirador ler essas coisas, estou muito grata pela força.Você será sempre muito bem vinda por aqui.

      Vou aproveitar e conhecer seu cantinho também ;)

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa amei o post,e como falam quem canta seus males espanta né?
    Com a música é assim,terapia,eu amo,quando eu estou triste,ou feliz,amo escutar música e você acaba ficando melhor.
    Amei o blog,segui para te acompanhar. beijos

    http://sendochic01.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com absolutamente tudo o que você falou! haha :) música é algo incrível, acredito que temos muito ainda a descobrir acerca de seus benefícios na saúde humana. Não vivo sem, é minha paixão.

      Muito obrigada, adorei saber que gostou do blog!

      Te espero mais vezes por aqui :)
      Beijos

      Excluir
  4. que legal isso! nunca tinha ouvido falar em musicoterapia. Uma pena que não tenha na sua cidade, porque dá pra ver (muito claaarameeente) que vc ama música! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sunny, é sempre um prazer ter seus comentários por aqui! E muito obrigada pelos toques AIHDIAUHDIHADASH. Bom, quanto amar música, acho que não consigo disfarçar né? haha :D

      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar de musicoterapia. Gente, música é tudo de bom, e apesar de ter um blog de moda, eu sou super apaixonada por música. Eu amei o post, continue assim lindona. Beijão e parabéns <3
    Se quiser conhecer minha bagunça, será super bem vinda
    http://indomavelbatom.blogspot.com.br

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Musica é vida mesmo, né? hahaha. Muito obrigada pelo carinho, e eu fico imensamente feliz em saber que gostou ;)
      Tô indo lá agora. E você também será sempre muito bem vinda por aqui.

      Beijos!

      Excluir
  6. Julie, quando vi sua publicação lá no grupo "Quero seguidores de verdade" não pude deixar de vir aqui. Sou apaixonada por música, aspirante à cantora e futura musicoterapeuta, nem preciso dizer que adorei esse post né? hahaha Na verdade eu quero ser psicóloga, mas também pretendo fazer musicoterapia e unir as duas coisas, porque sei o quanto a música pode fazer milagres com a gente, meu violão mesmo é uma verdadeira terapia para mim.
    Seu blog é lindo e já estou seguindo e curtindo a fanpage porque gostei de verdade e me identifiquei. Sucesso, viu?
    Beijão

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, acho que sou uma bobona mesmo porque chorei com o seu comentário hahaha. Não tem nada mais gratificante do que ler o que você escreveu. Saber que de alguma forma eu te cativei é muito importante pra mim, principalmente porque eu também me identifiquei com você :) Nunca desista dos seus sonhos, você tem um talento musical incrível e eu estou aqui pra te apoiar. Estamos juntas nesse barco. Muito obrigada pelo carinho e sinta-se abraçada!

      Mil beijos e será sempre muito muito muito bem vinda!

      Excluir
  7. Que linda você, deixa eu te abraçar? hahaha Amo quando rola essa identificação <3
    E muito obrigada, mesmo, é legal ouvir isso de alguém que não seja meu pai ou meu namorado hahaha, não acredito muito neles nesse aspecto.
    Vou voltar sempre, pode me esperar mais vezes por aqui :)

    ResponderExcluir
  8. Hey, adorei o post, layout e conteúdo do blog :3 ... já tinha ouvido falar da musicoterapia, eu sou meio que uma negação quando se tratas de instrumentos musicais, amo cantar, mas sou desafinada uheuhe, mas sei que música é uma coisa maravilhosa e que toca a alma, não importa se tu gosta de instrumental, black metal (eu escuto de tudo um pouco) ... alguma música vai te tocar de alguma forma e pode mudar tua vida ... acho que mais psicólogos deviam usar a musicoterapia, e outros profissionais também, claro! Espero que tu se forme nisso um dia, é preciso mais pessoas que gostam realmente do que fazem! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estudo de tudo um pouco hahaha, preconceito musical não tem vez comigo! Não liga se vc acha que canta desafinada e não tem jeito, faz com o coração já é meio caminho andado ;) e é só praticar! Fico imensamente feliz em ler suas palavras de carinho e concordo com você que a musicoterapia devia ser mais usada, ela é realmente eficaz para tratamento de várias doenças e ajuda várias pessoas a superar seus problemas para seguir em frente! Como disse anteriormente, acredito que a música têm mais benefícios do que podemos imaginar. Muito obrigada por tudo, adorei sua passagem por aqui. Volte mais!

      Excluir
  9. Ooi flor
    Amei seu post, e concordo plenamente com suas palavras, temos algo em comum porque eu independente do meu humor no dia eu sempre ouço música, cada momento da minha vida tem uma música. Uma pessoa uma criança, o ser humano precisa da música pra alma se sentir bem!

    Eu amei seu blog, é o primeiro que vejo sobre música e te desejo toda felicidade e MUITO SUCESSO!
    PS: eu divulguei seu blog na minha fanpage <3

    Beijos
    http://www.decorpenduricalhos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayna! Primeiramente muito obrigada por ter reservado um tempinho pra ler o que eu escrevo, e por escrever esse comentário tão carinhoso. Esse tipo de coisa me motiva muito a continuar dedicando ao meu blog! Música é algo muito poderoso, e eu também não vivo sem. Acho que é bem como vc disse, ninguém vive sem! Estou muito contente em saber que gostou, te espero mais vezes por aqui. Muito obrigada por divulgar meu blog na sua fanpage, nem sei como agradecer <3 Vou dar uma passadinha no seu também, uma pessoa tão amável como você só deve ter coisas boas a contar.

      Mil beijos!

      Excluir
  10. Olá! Adorei seu blog e o conheci por meio do grupo de blogueiras no Facebook. Amei esse post, achei bem original e é lindo o que a música pode fazer por nós, eu tenho muita relação com a música, ela tem uma enorme influência sobre o meu humor,e consegue expressar muitas vezes o que sinto. Parabéns pelo post.

    http://s-almeida.blogspot.com.br/

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stheffany! Muito obrigada pelo carinho. E com certeza, eu sempre me emociono quando falo sobre o poder da música pois ela já me ajudou em diversas fases da minha vida em que eu não tinha ninguém ao meu lado, a não ser papel, caneta e meu violão. É realmente incrível! Estou muito feliz que tenha gostado do meu blog e o post, volte mais vezes para conferir as novidades por aqui ;) Você será muito bem vinda.

      Vou dar uma passadinha no seu blog também, e obrigada por reservar uns minutinhos do seu dia pra ler e comentar sobre o que escrevo aqui.

      Beijos!

      Excluir
  11. Amei essa profissão, espero que você tenha oportunidade para exerce-la num futuro próximo, pois é nítido sua adoração pela música e eu torço profundamente por isso. A maioria se identifica com essa profissão, eu também, até cliquei no link para ver se tinha o curso aqui em Alagoas, mas como sempre: não tem. :(
    Beijos, sucesso. escrevoporvicio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa profissão é incrível mesmo, né? Também espero, amiga. HAHAHA que bom que é visível, eu não sei mais esconder :x Que chique, eu tenho uma leitora em Alagoas, uhuuuuuuuuuul! Mas quanto ao curso, eu sei como se sente. haha
      Vou dar uma passadinha por lá ;)
      Beijos e sucesso pra nós duas!

      Excluir
  12. concordo, existem tratamentos que é necessário o uso da música. A Laís que se acidentou por exemplo, faz esse uso da música para seu tratamento. Então acho que devemos dar mais valor as boas músicas que temos por aí.

    Viciada em Beauté
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incrível! Espero que a música tenha a ajudado e ela esteja bem agora ;) Realmente, devemos fazer mais o uso da música, ela pode nos ajudar mais do que imaginamos! Muito obrigada pela sua visitinha aqui, eu adoro o seu blog e fiquei muito feliz que veio.
      Volte mais vezes!

      Beijos

      Excluir
  13. Oieeee como prometi, o post sobre musica, vê lá acho que vai gostar

    http://www.conversaintima.com/.../seven-spanish-angels.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, esse link não tá abrindo :( mas vou dar mais uma fuçadinha no seu blog, tenho gostado muito do que você escreve. E, mesmo que você ache que não terá visualizações com alguma poesia ou música que postar faça o que você ama. Sempre. E eu vou estar aqui pra você.

      Beijos!

      Excluir
  14. Tanks Julie,
    Fiquei mega feliz com seu comentario e triste que o post teve poucas visualizações, não sei se devo divulgar um mesmo post por dois dias entende...ou se devo esperar sei lá...enfim, o de poesia quase nada, quase ninguém é triste por que são os posts que faço com maior carinho..só teve 13 visualizações e minha fan page que tem só 176 seguidores e eu quero ter mil hahahahaaa beeem longe, fico triste, achando que to escrevendo mal, ou que o post ta errado sei lá, coisas assim...
    Mas vou persistir sim,
    Obrigada pela força
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa que matéria interessante adorei de verdade. A musicoterapia deveria fazer parte de uma atividade constante em todos os hospitais. Assistindo o vídeo e lendo seu post pude viajar em meus pensamentos imaginando o quanto aquelas pessoas que participavam disso tudo estavam felizes, mas por outro lado eu me direcionava a problemática extrema em nosso país que é a saúde. Nossos hospitais não são bem preparados para esse tipo de atividade, e isso é muito triste. Pensei também que um profissional que exerce a função de musicoterapeuta deve ser muito grato a Deus por está proporcionando tanta alegria a pessoas que precisam tanto. Fiquei muito emocionada e feliz, mas desejo de todo coração que o Brasil melhore em termos de saúde para implantar em 100% de nossos hospitais a musicoterapia.

    Seu texto é muito bom, continue assim.
    Parabéns e beijos da Érika!!!
    http://www.sempreconectada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Érika! Realmente, nosso sistema de saúde está muito precário. Eu cursei Biomedicina, que é um curso lindo e incrível, mas nem tão valorizado quanto merece. Basicamente é visa pesquisas laboratoriais para que sejam descobertas novas curas de doenças, informações novas, e várias outras coisas pois é uma profissão muito abrangente. Mas pergunta quanto ao salário? HA-HA-HA. Os salários, as condições de trabalho e muitas outras adversidades estão no dia-a-dia de vários profissionais da saúde pelo Brasil.

      Concordo com tudo isso. Espero que eu tenha conseguido cativar e fazer as pessoas refletirem sobre o assunto, assim como você fez. É uma questão muito relevante a se pensar e tentar fazer alguma coisa. Votos conscientes, trabalhos voluntários e até mesmo um comentário reflexivo como este é o que faz a diferença. Tenho certeza de que quem o leu também está pensando no assunto através da sua visão.

      Muito obrigada por todo o carinho e por contribuir com um comentário tão relevante.

      Excluir
  16. Julie você está fazendo meu amor por música aumentar cada vez mais!
    Minha terapia sempre foram os livros e escrever, mas acabo de adicionar música a essa minha lista!
    Gostei muito da forma como você mostra a importância da música em nossas vidas.
    Espero sinceramente que não desista do seu sonho.

    Beijos, com muito carinho, Marlana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlana! Que coisa mais gratificante de se ler <3 Fico feliz que música esteja na sua lista agora, hahaha :P

      Muito obrigada por todo esse carinho e energia positiva, espero que você também não desista nunca dos seus sonhos e os torne realidade!

      mil beijos!

      Excluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.