8 de abr de 2014

Resenha: AM - Arctic Monkeys

O blog Ouvi Por Aí agora fará resenhas de CD's! A ideia inicial era fazê-las semanalmente, mas através da experiência desta vez decidi tornar a categoria mensal para não ficar muito corrido. A enquete ficará sempre na barra lateral deste blog, e o álbum com maior número de votos será o resenhado do mês. 

O CD com maior número de votos de abril foi AM do Arctic Monkeys.


AM foi lançado no dia 9 de setembro de 2013, é o quinto álbum de estúdio da banda e a maioria das canções foram escritas por Alex Turner, o vocalista. Na semana de estréia, AM vendeu 157 mil cópias e liderou o topo das paradas britânicas. Ocupou o 6º lugar nas paradas dos Estados Unidos e foi muito bem recebido pela crítica especializada.

Preciso admitir uma coisa: eu amava Arctic Monkeys na minha adolescência (e ainda gosto muito) mas eu ainda não tinha ouvido nenhuma música inteira do novo álbum. Logo, estou muito feliz que foi a banda vencedora da enquete. Mal posso esperar para analisar o crescimento dos Monkeys e ouvir com mais atenção cada uma das músicas novas.



A foto acima é a capa do CD, que me parece ser uma onda sonora. Não me julguem mas eu custei a perceber o pequeno AM no meio. O disco tem 12 músicas, sendo elas:

Do I Wanna Know? Só de ouvir essa música já foi o suficiente pra eu (re) viciar no som dos caras. Preciso admitir que está bem diferente do que a banda fazia, com influências de estilos diferentes mas ainda com a pegada indie rock que eu tanto gosto. Apaixonei com a guitarra. Que orgulho de ver o tanto que o Arctic Monkeys cresceu musicalmente. Esta música em especial é muito envolvente, a batida é ótima. Entetanto, não é a mais agitada e tem outras excelentes a seguir, mas no meu ponto de vista foi a melhor música para abrir o álbum (o que não significa que foi a melhor do CD). Clique aqui para ver o vídeo oficial desta música, que é bem interessante pois todos os desenhos foram criados à partir da linha que originou a capa do cd. And I play it on repeat...

R U Mine? Aprimorei todos os meus dotes de bateria imaginária com essa música. Quando vi, estava pulando pela casa toda. Que música incrível, amei os backing vocals e todos os instrumentos. É uma música um pouco mais agitada do que a primeira, e a qualidade não deixa a desejar. Para ver o vídeo oficial clique aqui.

One For The Road é bem mais calma do que a faixa anterior e tem uma pegada um pouco mais pop. É uma música bem envolvente, assim como as outras. Os instrumentos continuam bons, mas achei que foram melhores explorados nas outras. Não é a minha música favorita do álbum, o que não significa que não é um trabalho excelente, uma vez que todas estão com um nível muito alto de qualidade, inclusive esta. Gostei do solo de guitarra, mas não me provocou aquela energia das duas primeiras. Vale ressaltar que esta música conta com a participação de Josh Homme (Queens Of The Stone Age). Para acessar ao vídeo oficial clique aqui.

Arabella começa mais calmo, assim como One For The Road, mas surpreende no decorrer pois os arranjos se tornam incríveis e envolventes. A parte calma combinou com o refrão mais bem trabalhado como num casamento perfeito. Adorei. E que solo de guitarra foi aquele? Durou pouco mas ficou muito bom. Amei o vídeo desta música e para vê-lo clique aqui.

I Want It All mais uma com solos de guitarra excelentes. É uma boa música, mas sinto que falta alguma coisa no refrão e não sei dizer exatamente o que. 

No.1 Party Anthem é outra mais calminha, e eu a achei perfeita para aqueles momentos românticos ou para dançar bem perto. É uma boa baladinha. 

Mad Sounds se assemelha com No.1 Party Anthem quanto ao ritmo desacelerado. O ooooh la la la fica na cabeça, e a música em geral é bem gostosinha de se ouvir. Proposta interessante, mas estou com saudade da energia das duas primeiras músicas.

Fireside volta com uma bateria envolvente e conta com a presença mais forte do teclado. Ainda não é a mesma energia de R U Mine, mas já deu uma "acordada" das duas músicas anteriores. Também acho que falta algo no refrão dessa música, mas não deixou de ser uma boa faixa.

Why'd You Only Call Me When You're High? Uma das minhas músicas favoritas quanto ao ritmo, já estava sentindo falta dos títulos com mais de quatro palavras (marca registrada dos Monkeys, desde I Bet You Look Good On The Dancefloor). Achei bem diferente devido à pegada mais psicodélica, mas encaixou muito bem com a proposta. Clique aqui para acessar o vídeo.

Snap Out Of It adorei quase tudo nessa música. O refrão, a bateria, o baixo... Essa faixa vai pro som do meu carro com certeza. É o tipo de música que te faz feliz e você não consegue explicar o motivo. A única observação que eu tenho a fazer foi a minha expectativa quanto a um solo de guitarra mais elaborado que não veio com a explosão que eu imaginava. Mesmo assim, está entre minhas favoritas!

Knee Socks A guitarra inicial já é incrível. Adorei o baixo também. O ritmo é ótimo. Ainda na linha mais calminha e considerado uma baladinha também, apostaram nos vocais de Turner e backing vocals.  Algo muito interessante sobre o Arctic Monkeys é a valorização de cada instrumento.

I Wanna Be Yours é um som mais tranquilo que Knee Socks, e assim como No.1 Party Anthem achei uma faixa bem romântica. Assim como a música acima, os backing vocals e voz principal estão de parabéns. Mas, preciso admitir que esperava a faixa final ser bem mais animada.



Bom, posso concluir que o AM é um álbum muito bom e bem trabalhado, que de início deu a impressão de ser bem eletrizante e animado mas a maioria das músicas são mais calminhas mesmo. Eu gostei de todas, cada uma tem uma proposta diferente. Umas eu gostei mais que outras (como em todo CD), e a banda realmente evoluiu muito. Digo também que o som deles mudou muito do primeiro álbum pra esse, mas inovar é essencial na carreira de um artista se não fica tudo muito previsível e cansativo.

Pretendo melhorar cada vez mais minhas resenhas, mas espero que vocês tenham gostado da minha primeira!

E você, o que achou do último álbum de estúdio do Arctic Monkeys?

28 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhh tudo sobre esse post é perfeito! Arabella é tipo o motivo pelo qual eu vivo ultimamente hahaha esse CD é fenomenal, é bem diferente de outros da banda, e está guardado no coração pra sempre! Já escutei tanto, e não enjoo HUADSHISAU
    Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que bom que gostou *-* haha Arabella realmente é uma música incrível e esse CD foi bem diferente de tudo que o Arctic Monkeys já fez e o resultado final foi muito satisfatório! Como disse, é sempre bom inovar, não é mesmo? Também adorooooooo hehe

      Beijos <3

      Excluir
  2. Julie, adorei a resenha!
    Muito legal você falar de cada música e tal. :)
    Eu adoro AM e esse álbum é demais. Gosto muito de várias músicas como Do I Wanna Know, R U Mine, Arabella, Mad Sounds, Knee Socks e I Wanna be Yours. (Quase todas! hahahah)
    Não pare de fazer as resenhas! Já votei na próxima. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, deu um certo trabalhinho mas com uma banda boa como essa não tem nem como achar ruim né? hahaha
      Estou muito feliz em te ver sempre por aqui, espero que o conteúdo continue te agradando e você volte muitas e muitas vezes ^^
      aeeee, que bom que já votou \o/ muito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  3. Awn minha banda favorita <3 Bom, sou meia suspeita mas o ooh la la la fica MESMO na cabeça hahahaha! Eu também amo Why'd You Only Call Me When You're High? acho super psicodélico e o clipe é ótimo também! =)

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah, Arctic Monkeys é muito amor mesmo! haha foi um prazer fazer essa resenha. Concordo com você, essas músicas (e clipe) estão ótimos!
      Volte mais vezes por aqui <3

      Excluir
  4. Ju, você sempre me surpreendendo com os posts.
    Cara, amei essa ideia de resenha de álbuns e nossa que escolha perfeita essa primeira.

    Assim como você eu também ouvia muito AM na adolescência, por volta dos meus 16, 17...e os caras são bons <3
    Não tinha ouvido esse álbum, mas com certeza depois de você fazer esse post lindo, vou baixar :)
    Por que só a música nos faz viajar em momentos passados.
    Adorei. Grande beijo.

    Tamy | http://descoladavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooown sua fofa! *-* haha primeiramente muito obrigada por ler o que eu escrevo por aqui. Fico muito feliz que gostou da idéia de resenhas, e ainda, que gostou da estréia dessa seção!

      Mais uma coisa em comum entre a gente, que legal! hahaha gostei de saber que através desta resenha te incentivei a conhecer este àlbum. Vale muito à pena!

      Quanto ao que disse sobre música: assino em baixo

      Beijos

      Excluir
  5. Ai Ju amei! Arctic Monkeys é tudo de bom! Sou viciada em Do I wanna know? e R U Mine? Na verdade em todas, mas essas duas são minhas preferidas. Ah e o Alex é lindo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kim, que bom que gostou! haha essas músicas são ótimas mesmo, também adoro :D

      Excluir
  6. Não sou fã da banda, mas conheço algumas músicas. Inclusive Do I Wanna Know? foi colocada por livre e espontânea pressão no meu celular por uma amiga e agora sempre que escuto lembro dela. É de fato uma música bem bacana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceci!
      hahahhaa eu ri, e adorei sua amiga kk
      é uma música muito boa mesmo :D

      Excluir
  7. Não conhecia essa banda Julie...
    Adorei essa idéia de resenhas de CD´s e principalmente a parte da votação... Já Votei no próximo... aheuhauehuaeh

    Um beijao.

    http://misslittlepanda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila! hahaha jura? Que bom que pude te apresentar. Fiquei muito feliz que você gostou dessa nova categoria daqui do blog :D
      Muito obrigada por votar!

      Beijos

      Excluir
  8. Caraaaaaamba. Primeiro, parabéns pelo post. É muito difícil elaborar e montar um post desses! Imagina só, ficou mto bom.
    Eu adoro Artic, mas não sou daquelas muito fanáticas, sabe? Gostei como um todo do álbum... mas não conheço mto da história, evolução e propostas da banda.

    um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!

      muito obrigada por dedicar cinco minutinhos do seu dia pra ler o que escrevo! Fiquei muito feliz em ler seu comentário pois realmente deu um trabalhinho (esse post foi feito em dois dias e meio, pra você ver! hihi), mas tudo aqui é feito com muito amor! Eu amei escrever esta resenha, e amo mais ainda receber comentários carinhosos como o seu. É o que me motiva a continuar ^^

      Fiquei muito feliz em saber que gostou. Eu também não sou muito fanática mas amei este trabalho deles, e eles fizeram parte da minha adolescência... Sabe, tenho um carinho pela banda!

      Te espero mais vezes aqui sempre será muito bem vinda.

      Beijos

      Excluir
  9. Respostas
    1. também acho ^^ haha
      muito obrigada pela visita, volte mais!

      Excluir
  10. Nossa, que tudo!!!
    Amei saber a sua opinião sobre cada música... Muito legal...

    Beijinhos... :*
    +FUN http://futeisuteisenecessarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que bom que gostou fico muito feliz em saber! :D
      Muito obrigada por ler o que escrevo aqui. Seja sempre bem vinda!

      Excluir
  11. Que legal! Já havia escutado sobre... <3 SEGUINDO E CURTINDO!
    Beijinhos, dany *-*

    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, muito obrigada pela visita!
      Obrigada por curtir/seguir também <3
      Beijos

      Excluir
  12. Pretende melhorar suas resenhas? Garota essa já está perfeita!
    Parabéns por ser a pessoa que és, e pelo blog estar crescendo cada vez mais!
    Confesso que fiquei chateada ao perceber que Imagine Dragons não ganhou (votei neles óbvio kk) mas com o seu poder com as palavras, passei a gostar de Arctic Monkeys, que até então eu nem conhecia!
    R U Mine? Foi a minha preferida dessa vez haha
    Beijoss :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlana, sua linda! hahaha muito obrigada, e tô toda sorridente aqui por sabe que você gostou dessa primeira resenha! Suas palavras soam como música aos meus ouvidos (hehe xD), eu que te devo agradecer por sempre dedicar uns minutinhos para ler o que eu escrevo aqui, isso é muito gratificante pra mim. Principalmente quando se trata de uma leitora tão fofa e única! Afinal, tenho todo orgulho em poder te chamar de leitora do meu blog.
      Também sou fã de Imagine Dragons (e de algumas outras bandas que estavam em votação junto com Arctic Monkeys), por isso decidi fazer as votações com menos opções! Não vou repitir os artistas em meses consecutivos, mas mês que vem Imagine Dragons pode voltar à enquete, fique de olho ;)
      Que bom que gostou! Essa música é muito boa mesmo ^^ hehe

      Beijinhos!

      Excluir
  13. Adorei a resenha, achei muito bem detalhada, deu uma vontade louca de voltar a ouvir umas músicas, já que eu nunca ouvi todas essas, apenas duas e foi porque meu namorado me mandou ahaha acho uma banda muito boa, mas não tenho tanto interesse nela, espero que isso mude faqui pra frente.
    Beijos, escrevoporvicio.blogspot.com FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, fiquei muito feliz que gostou e que te fiz ter vontade de ouvir mais músicas da banda! Também acho Arctic Monkeys uma banda muito boa hehe :P
      Muito obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  14. Adorei a proposta do blog! Bem difícil ver álbuns resenhados. Parabéns pela ideia.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Obrigada querida, esse retorno positivo é muito especial pra mim <3
      Fico muito feliz com a sua visita e te espero por aqui mais vezes!
      Beijos

      Excluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.