1 de abr de 2014

Top 5 - Músicas nacionais













" É inegável a influência cultural que os Estados Unidos exercem. Seus filmes, músicas e programas televisivos são conhecidos por todo o mundo. Essa difusão da cultura americana se dá através de veículos de comunicação em massa, como canais, seriados, músicas e principalmente o cinema, que transmitem um modelo ou padrão a ser seguido, transmitindo ao mundo o 'american way of life' (estilo americano de viver)" 
Por: Tiago Dantas

Que existem músicos internacionais incríveis é um fato, mas jamais podemos subestimar os nossos. Temos uma cultura musical muito rica, repleta de gêneros e ritmos diferentes. Isso jamais devemos esquecer. Para quebrar um pouco toda essa americanização, convido à todos que também têm blog a fazer este top 5 de músicas nacionais. Vamos valorizar a música brasileira? Confiram as minhas cinco favoritas.

5) Skank - Saideira: Uma das minhas bandas nacionais favoritas, que me faz lembrar vários finais de semana no meu sítio. Além de tudo eles são mineiros e isso me dá muito orgulho! Um pop-rock bem gostoso de ouvir, a voz do Samuel Rosa é perfeita pro estilo da banda e todos os integrantes são muito bons no que fazem.



4) Mamonas Assassinas - Pelados Em Santos: Tá triste? Escuta um Mamonas então, a tristeza vai embora em mais ou menos 3 minutos. Com um único álbum de estúdio, o grupo  vendeu mais de 3 milhões de cópias no brasil. Suas letras são muito bem humoradas e o gênero musical é uma mistura de rock com.... Tudo! Infelizmente a banda foi vítima de um acidente fatal em 1996 no auge de sua carreira. Deixaram saudade.



3) Maria Rita - Encontros e Despedidas: Não satisfeita em revolucionar a música brasileira com sua interpretação impecável, Elis Regina nos deixou um presente chamado Maria Rita. Além de linda, com o talento musical correndo em suas veias, é dona de uma das minhas vozes favoritas e tem muita presença de palco.



2) Chico Buarque - Apesar de você: A genialidade desse homem me assusta e encanta ao mesmo tempo. Em meio a ditadura, ele conseguia exprimir sua insatisfação e manifestar através de letras inteligentes. Era como se fosse um hino à liberdade de expressão. Encontrei um blog muito interessante sobre Chico Buarque, os últimos posts são sobre Carlos Drummond de Andrade, mas basta descer um pouco da página que encontrará muito material interessante sobre o músico. O autor do blog comenta e explica várias músicas e você pode acessá-lo clicando aqui. Uma pena que não há postagens novas desde 2009, porém dá pra se divertir bastante com o que já foi postado.



1) Marisa Monte - Borboleta: Marisa Monte não está em primeiro lugar à toa. Quando eu ainda era um bebê minha tia Bel apresentou o CD dessa artista para minha mãe, e que especialmente esta música (Borboleta) a fazia lembrar de mim. Meus pais adoraram, e durante toda a minha infância ouvi e admirei o trabalho de Marisa. Ela me lembra de uma época muito feliz da minha vida, e essa minha tia é muito especial. Tinha que ficar em primeiro lugar, não é mesmo?



Espero que vocês tenham gostado!

21 comentários:

  1. A voz da Marisa monte é linda né *-*

    Adorei o Top 5 , só não curto Mamonas... hehehehhe

    Um beijo flor

    www.coisasdesherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, ela é diva demais *-* amo Marisa hahah
      Que bom que gostou, faz também! Quanto à Mamonas eu sou super fã, não podia deixar de mencioná-los. Gosto é gosto, né? É bom que haja diversidade! ^^ hehe
      Tô adorando suas visitas por aqui.
      Beijos

      Excluir
  2. Embora nenhum desses cantores estejam na minha lista de favoritos, gosto bastante. Concordo com você quando diz que o Brasil tem uma cultura musical muito rica. Temos artistas maravilhosos e super talentosos, embora as coisas estejam desandando um pouco hoje em dia. Gostei do post, é sempre muito bom ouvir música nossa e se orgulhar das nossas origens :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceci, que bom que gostou do post! Estava sentindo falta de ressaltar a importância da nossa cultura aqui no blog sendo que desde a criação dele eu quis fazê-lo de apoio aos nossos músicos também. Faz uma lista dos seus cinco cantores favoritos, vou gostar de te conhecer um pouquinho mais.
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei nunca tinha ouvido essa musicas só as dos Mamonas porque sou viciada
    http://girlievogue.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz em saber que gostou! Também sou viciada em Mamonas hahaha. Eles são demais!
      Beijos

      Excluir
  4. Só som de qualidade. <3

    www.s-almeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito chegada em música brasileira, mas Mamonas Assassinas é clássico, né <3 Skank é muito vibe de domingo à tarde na piscina HAHAHAHA
    Eu não gosto do tipo de música que o Chico Buarque fazia, mas amo as letras dele; pura poesia. Gosto de apenas ler, pra mim já é maravilhoso hahaha

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Skank é muita vibe domingo à tarde! HAUHAUAHAU <3 As letras do Chico Buarque são realmente incríveis, poesia musicada mesmo! Você que gosta de ler, deve gostar do tanto que ele usa a ironia e outras figuras de linguagem muito interessantes nas músicas. Sem contar que ele é parente do Aurélio Buarque, aquele que escreveu o dicionário Aurélio grandão que todo mundo tem em casa, sabe? Ê família de gênio...

      Beijos!

      Excluir
  6. Mamonas é vida! Quem não conhece não sabe o que está perdendo. Serve o álbum todo, os clipes, tudo! Não há uma música que não te faça rir e imaginar o que é que deu naquele pessoal de escrever e produzir uma música assim? É loucura! HAHAHA
    Seguindo aqui, querida, beijos!

    www.mabeato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mamonas é vida e eu faço das suas, minhas palavras! HUAHDUHASDUA
      Muito obrigada por dedicar cinco minutinhos do seu dia pra ler o que escrevo por aqui, fico muito feliz. ^^

      Excluir
  7. Em um lugar diferente lá depois da saideira ♪
    Essa música me lembra quando eu era mais nova, meu tio tinha o CD que tinha essa música e ficava tocando toda hora HUAHAUAHUAHUHA atualmente só escuto elas em festas de carnaval e coisas do tipo mais "brega", mas eu adoro Skank, não só essa música, mas umas outras.
    Adorei o top 5! Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ó comandante, capitão, tio, brother, camarada, chefia, amigão, desce mais uma rodada! ♪ ♪ haha adoooro! Skank é bom demais, super pra cima! AHUHUAUHAHUU que legal!
      Fico feliz que você tenha gostado, Karol!

      Beijos

      Excluir
  8. Três destes artistas estão na minha lista de favoritos: Skank, Mamonas e Chico <3
    Tenho um amor imenso por música brasileira, toda ela, seja mpb, pop rock, sertanejo, funk... De verdade, amo! Acho rico, acho diversificado, acho delicioso! A língua portuguesa é muito linda, e todo o jeitinho brasileiro é mágico, né? Eu sei que muita gente repudia isso tudo, mas eu nem ligo haha
    A postagem ficou ótima Ju, como todas né? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oooown, eles são sensacionais mesmo <3 <3 Fico feliz que você dê valor à nossa cultura e está ciente da importância disso. Posso dizer que me identifico muito com as suas palavras!
      Que bom que gostou, Ju! Ler coisas assim é muito gratificante. De coração!

      Excluir
  9. MPB é muito amor <3
    Amei sua seleção Julie.
    Adorei que colocou Mamonas também, gostava muito :/
    Pensando em fazer!!!
    Grande beijo.
    Tamy | http://descoladavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim <3 <3 hahaha
      Que bom que gostou da seleção que fiz, fico muito feliz com isso! E mais ainda, que você fez o Top 5 também no seu blog, que fofaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa *------* ASHDUHAHAUA
      To adorando sua seleção também.

      Beijos!

      Excluir
  10. Não sou muito fã de musica brasileira mas essa das mamonas assassinas é um espectaculo!! Adoro essa musica!! Beijinhos fofinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo? Mamonas é super divertido! hahaha :P
      Muito obrigada pela visita, Carol!
      Beijos

      Excluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.