4 de ago de 2014

Postagem Coletiva: Harry Potter

[Se você não leu os livros/viu os filmes não continue a ler este post. Se você é um Potterhead só aproveite]

Há um tempo atrás fui convidada a participar de um grupo no Facebook voltado para blogs sobre literatura, música, cinema e TV. A ideia de reunir blogueiros que abordam sobre esses temas era incrível mas estava faltando algo essencial: interação entre os integrantes do grupo. Pensando nisso, Renata Grota sugeriu que fizéssemos uma postagem coletiva, onde falaríamos sobre filmes baseados em livros e suas trilhas sonoras. Desse modo, cada pessoa abordaria o tema de acordo com a especialidade de seu blog. Com uma proposta tão legal, não poderia deixar o Ouvi Por Aí fora dessa.

A melhor parte dessa história: para essa primeira postagem coletiva eu fiquei encarregada de falar um pouco sobre a trilha sonora de... HARRY POTTER! Considerando que é um assunto no qual tenho muito a falar (adoro todas as músicas e por isso sou um pouco suspeita), vamos por partes.

Antes de mais nada, existe uma técnica de composição musical criada inicialmente para óperas (mas é utilizado hoje para diversas trilhas sonoras) chamada leitmotiv, que consiste em ter um tema repetido frequentemente em uma partitura, sendo associado a uma ideia ou personagem. Querem um bom exemplo disso? Hedwig's Theme! Esse tema foi feito para a trilha sonora de Harry Potter e a Pedra Filosofal, utilizada em diversas cenas, inclusive nos filmes posteriores, com algumas alterações para que se encaixasse com cada situação.

Ainda sobre Hedwig's Theme e para não perder o costume, preciso mostrar para vocês um dos meus covers favoritos, que é tocado com taças. Confira:



Do Primeiro ao terceiro filme de Harry Potter, a trilha sonora ficou nas mãos de John Williams, ressaltando que em Harry Potter e a Câmara Secreta a trilha foi conduzida por William Ross, mas escrita por John. O quarto filme teve a trilha sonora composta por Patrick Doyle, enquanto o quinto e sexto filmes ficaram a cargo do compositor Nicholas Hooper. Alexandre Desplat compôs as músicas dos dois últimos filmes. Gênios.

As fotos abaixo seguem a ordem em que os compositores foram citados.


Todas as músicas de todos os filmes ficaram perfeitas no meu ponto de vista, e se eu fosse falar de cada uma ficaria aqui até ano que vem. Então, selecionei uma música favorita para cada filme.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: Prologue - Hedwig's Theme
Escolhi esta música pelos motivos citados no começo do post e por ela ser a primeira que eu ouvi (e provavelmente você também). Sem contar que ela conseguiu captar totalmente a magia de Hogwarts. É só colocar o play que é como se sentir lá dentro! É impossível imaginar o filme sem essa música, que se tornou a principal. Belíssimo trabalho de John Williams!



Harry Potter e a Câmara Secreta: Meeting Tom Riddle - Voldemort's Theme
Essa música consegue me trazer arrepios, tensão e agonia. E é exatamente esse o objetivo, que foi alcançado com sucesso pelo nosso incrível John Williams. Ela também me faz sentir em Hogwarts, com todo aquele suspense por trás de memórias de uma pessoa morta, mas nem tanto (se é que me entendem). Sim, essa cena me dá muito medo, mas tenho que admitir: ficou fantástica! E lógico, a música contribuiu bastante para um resultado tão satisfatório.



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: BuckBeack's Flight
Aquela cena com a fotografia maravilhosa de Harry Potter voando nas costas de Bicusso, o pássaro passando as garras na água... Não tinha como ficar mais épica! A música encaixou perfeitamente e o conjunto disso todo resultou em um dos momentos mais belos e marcantes do filme para mim.



Harry Potter e o Cálice de Fogo: Death of Cedric
Voldemort está de volta! Uma cena muito comovente do filme (e do livro), e mais uma vez a música conseguiu captar toda a essência do momento. Os instrumentos estão impecáveis, pra variar. Clique aqui para ouvi-la no youtube.

Harry Potter e a Ordem da Fênix: Dumbledore's Army
A beleza da flauta, que depois se mistura com harpa e violinos é inexplicável! Depois o clima vai se animando, ficando tudo cada vez mais lindo. No momento, estou ouvindo esta música, e mesmo sem ver a cena, parece que novamente estou lá. Eu fico cada vez mais maravilhada com a trilha sonora desse filme e com o trabalho de qualidade de cada um dos compositores e artistas envolvidos. 



Harry Potter e o Enigma do Príncipe: The Killing of Dumbledore
Não sei o que me chama mais atenção nessa cena: o fato em si da morte do Dumbledore (até hoje não engulo essa. Ele é o Dumbledore, gente, não pode morrer nunca), ou o fato do Draco não ter conseguido realizar o serviço ~delicadamente pedido~ por aquele que não se deve ser nomeado. Brincadeiras à parte, Snape se viu na responsabilidade de dar um fim na vida de Albus (que já sabia da proximidade de sua própria morte por conta das Horcrux e aquela treta toda, e depois descobrimos que ele mesmo pediu para Severo matá-lo). E Snape o fez, porém, com muito desgosto - sabemos que foi uma tarefa difícil para o personagem, que não tinha outra alternativa. De partir o coração, mas vimos aí a genialidade de Snape: ao mesmo tempo que para Voldemort isso era uma prova de que estava do lado dos Comensais, nós sabemos que Snape estava mesmo era do lado da Ordem da Fênix. Mais uma cena muito marcante de Harry Potter, que a trilha sonora combinou perfeitamente. Aproveito a oportunidade para deixar publicamente registrada minha admiração pela atuação de Alan Hickman durante todos os filmes da saga.



Harry Potter e as Relíquias da Morte
Parte 1: Ron's Speech
Escolhi essa música por ela simplesmente me fazer chorar feito um bebê. E o discurso do nosso ruivo, também não me ajudou muito. Clique aqui para rever o discurso e aqui para ouvir a música.
Parte 2: Severus and Lilly
Eu ia colocar o player da cena em que essa música aparece aqui, mas meu coração não aguenta. Então caso queira revê-la clique aqui para a parte 1 e aqui para a parte 2 das memórias de Snape, quando finalmente ficamos sabendo um pouco mais da história acerca do personagem e sobre o amor dele pela mãe de Harry. Muitas explicações de seu comportamento estranho é dado nessa cena, que mesmo considerando tantas outras incríveis, essa conseguiu chegar ao posto de minha favorita.



Decidi não colocar player em todos para o post não ficar muito grande. Quero dizer, para não ficar maior do que já está, e olha que eu ainda teria muito assunto para falar sobre a trilha sonora desses filmes. Inclusive, podem esperar por mais Harry Potter aqui no Ouvi Por Aí! 

Os outros dois blogs participantes dessa postagem coletiva sobre Harry Potter são:
Décimo Andar (filmes)
Café Com Aroma de Livros (livros)
Não deixem de visitá-los, tenho certeza que encontrarão conteúdos bem interessantes por lá!

14 comentários:

  1. Muito legal saber um pouco mais sobre a trilha sonora de HP! Eu me arrepio toda vez que escuto a Hedwig's Theme, saudades de todo ano ter um filme novo pra assistir!! Hahaha Bjss

    http://brunnaeyer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz ;)
      Somos duas, Bru! hahaha saudades mesmo, era certo que teríamos um filme incrível todo ano. Essa saga foi um presente valioso para a nossa geração!
      Beijos

      Excluir
  2. Harry Potter é muito amor <3 Tenho toda a trilha sonora baixada e amo a trilha do Prisioneira de Azkaban hahaha <3 E acredita que hoje comecei a ler novamente a saga? Já estou praticamente na metade da Pedra Filosofal :3 Adorei o tema dessa postagem coletiva, e vou visitar os outros participantes.

    beijos
    www.coisasdevih.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de fazer esse post, que me fez relembrar os sentimentos vividos durante a saga, estou com uma vontade incontrolável de fazer o mesmo que você! hahaha :D
      Fiquei super feliz que gostou, Vih! Visite mesmo, não irá se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu adorei seu post Julie... ficou incrível achei bem interessante você colocar as imagens pra gente conhecetr os gênios por trás dessas musicas fantásticas. E me fala se dá pra fazer um post pequeno falando sobre Harry Potter?!!! Espero mais postagens sobre Harry... E de verdade eu adorei a parceria..
    beijos flor, hoje vou dormir satisfeitissimo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que seria importante mostrar as fotos dos compositores, primeiro por serem geniais e segundo porque eles marcaram muito a vida dos amantes da saga, e infelizmente não são tão reconhecidos. Sinceramente?? NÃO DÁ! hahahaha Também amei a parceria, tô ansiosa para ver o da Rê ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Harry Potter é com certeza a melhor saga já escrita no mundo ! Sou potterhead assumida ! Não tem como não se apaixonar pela história desse " Menino que sobreviveu " né ?
    Além dos livros , eu também adoro os filmes e a trilha sonora dos mesmos marcou bastante todos os fãs *--*

    Beijos

    cancoeseflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Esse mundo de Harry Potter é, além de mágico, envolvente, misterioso, instigante, incrível, assustador e maravilhoso! JK Rowling é uma mulher genial que nos apresentou diversos amigos e valores.
      Obrigada pela visita <3
      Beijos

      Excluir
  5. Se tem uma coisa que eu não me canso é de assistir Harry Potter, nesse final de semana fiz uma maratona, e me surpreendo ao perceber que mesmo depois de ter assistido tantas vezes ainda choro nas mesmas partes e acredito que a trilha sonora contribui pra isso. Esses compositores e músicos são incríveis! Acho que como a maioria dos Potterheads "Hedwig's Theme" é a minha favorita, por representar o começo de tudo. Amei o post Julie (como sempre)

    Beijoss ♥

    www.palavrasrepetidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz uma maratona de HP há uns dois anos com o meu namorado e pretendo fazer outra com a minha prima semana que vem! HUAHUAHUHAU
      Isso que você falou é bem verdade, eu também me emociono nas mesmas partes, mesmo depois de assistir mil vezes! Com certeza! Os músicos e compositores envolvidos na trilha sonora são fenomenais. Fico muito feliz que goste do que eu posto por aqui, de verdade <3 Obrigada por todo o carinho que você deposita em suas palavras quando se refere ao meu blog. Significa muito pra mim, de verdade <3 <3

      Excluir
  6. Harry Potteeeer <3 ameeei esse post hahaha foi uma ótima ideia essa postagem coletiva hehe adorei em saber mais e as músicas <3
    Tem post novo no Doce Literário, ti espero >.< Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou desse post, Amanda <3
      Foi um prazer fazê-lo pois sou apaixonada pela trilha sonora da saga e a história em si. Muito obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  7. Julie, que post lindo <3 Bem completo e com muita informação que eu acho que a maioria das pessoas não sabia ^^
    Amei nossa postagem compartilhada, acho que temos que fazer isso mais vezes! :)
    A música que você escolheu do terceiro filme e a da Lily e do Snape são demais pro meu coração!! </3 hahahahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rê! <3 Também amei nossa postagem coletiva e acho que devemos fazer mais vezes. Foi muito divertido escrever esse post e relembrar momentos tão importantes da minha infância/adolescência.
      Pro meu também D: hahaha
      Beijos

      Excluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.