4 de jan de 2017

7 significados de letras do Bob Dylan


Bob Dylan ganhou muita repercussão em outubro de 2016 uma vez que foi escolhido pela banca sueca como ganhador do prêmio nobel de literatura desse ano “por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”. Sua influência na música foi marcante e suas letras tem muito significado na história. Esta lista contém 7 letras desse grande artista, com significados muito mais profundos que não podem ser entendidos com apenas uma leitura superficial. É importante frisar que como se trata de interpretações de letras de música, não há uma verdade absoluta sobre os significados. Adoraríamos saber qual seu ponto de vista e sua interpretação das músicas apresentadas a seguir. 

1.       A Hard Rain's A-Gonna Fall

Escrita em 1962, é mais um exemplo de uma letra com conceitos religiosos. A letra é uma suposta conversa entre Deus e seu filho “blue-eyed”, Jesus. Como o próprio título sugere, algo de muito ruim e devastador está preste a acontecer, sendo consequência das maldades que os humanos fazem com a criação do Pai. Abusamos da vida e da criação de Deus. 

2.       All Along the Watchtower

É incrível como uma música que foi composta mais de 35 anos atrás ainda consegue fazer pessoas discutirem seu significado. All Along the Watchover é um bom exemplo disso. Uma das interpretações diz ao respeito do existencialismo do Eu-lírico. Como ele mostra uma questão de que no meio de todo caos que a vida é, o que é real e o que é existir? É uma bela canção com uma letra com estilo místico

3.       Bob Dylan's 115th Dream

Mais uma canção com uma alta qualidade, bem divertida e conta com estrutura bem linear. Parece uma historinha cantada. Uma crítica à cultura americana pode ser sutilmente encontrada em alguns trechos, já que pode ser definida como uma música surreal. “I think I'll call it america. I said as we hit land. ”, por exemplo, é uma parte que deixa claro uma sátira sobre o costume americano de contar vantagem em suas histórias. 

4.       It’s All Over Now, Baby Blue.

Uma música muito linda, que faz pensar ter emprego romântico. Porém, se verificarmos direito a emoção podemos ver um significado mais triste, quando pensamos que Baby-blue é uma pessoa (mais provavelmente uma mulher) que tomou decisões erradas na vida enquanto o Eu-lírico não pode fazer nada para voltar no tempo e “salvá-la”, nem continuar perto. Bob Dylan seria Baby Blue ou o eu-lírico? Claro que há outras interpretações que variam de assuntos diversos, como nazismo, por exemplo. 

5.       Gates of Eden.

A Música foi lançada em 1965, é um ótimo exemplo de um grande compositor. Contém trechos muito bons. A letra propõe uma crítica às imposições religiosas, que prometem um lugar no paraíso caso as pessoas se comportem de maneira que ela quer. Segundo trechos da canção, o que importa é a vontade de “Deus” , não o que a religião manda fazer, pois não sabemos o que realmente quer Deus e nunca saberemos. Segundo a música, não recebemos avisos dele. Isso explica, No sound ever comes from the gates of Eden”. 

6.       Outlaw Blues


Uma canção muito animada, com violão e gaita muito marcantes. É uma música apaixonante, feito por uma pessoa apaixonado por música. Uma homenagem ao estilo Blues e Rock’N’Blues, com certeza foi uma inspiração ao artista. Considerando que este é um estilo que não vende tão bem como antigamente, Bob Dylan se considerou um Fora da Lei da indústria fonográfica, por ainda compor esse gênero musical. Há menções nesta letra ao famoso fora da lei (outlaw) Jesse James – que também inspirou os nomes dos vilões da animação de TV, Pokemon.- e seu aliado, que o traiu e assassinou por dinheiro, Rebert Ford. O eu-lírico quer continuar como sua vida é, mesmo que para os outros seja algo inapropriado. Ele pode até parecer um cara que vai entregar tudo para uma vida mais tranquila e mais fácil (Robert Ford), mas na verdade ele quer continuar na estrada como antes. 

7.       Mr. Tambourine Man


Provavelmente a música mais conhecida do cantor, Mr. Tambourine man é sucesso até hoje. Apesar de algumas pessoas interpretarem essa música como referente a drogas e o vício do eu-lírico, há mais possibilidade de interpretação. Como por exemplo, Mr. Tambourine Man, pode ser apenas a velhice e a morte chegando. A canção não trata a morte como algo tão pesado. “Hey, Mr. Tambourine Man, play a song for meIn the jingle jangle morning I'll come following you” pode mostrar um certo aceitamento do eu-lírico com seu destino e que vale a pena seguir o caminho já que não restará mais nada de hoje amanhã.


Marionir Neto

13 comentários:

  1. Heeey! Meu blog tá com problemas para responder, por isso só aceitei, okay?! SHUAHUSH'
    Fico feliz em ter uma leitora da KP no meu blog (sonho em ser colaboradora da Karol, sabe?), também gosto de conhecer novos blogs e amei o seu! Layout maravilhoso, escrita perfeita, bem organizado e clean! ♥

    Quanto ao post: vou ser sincera e admitir que nunca tinha ouvido uma música dele, mas depois desse post fiquei bem curiosa pra ouvir! Obrigada por isso e os significados são maravilhosos!

    Beijooos ♥

    www.tresdeabril.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maju! Fico feliz em ver você por aqui ♥ ela é uma das blogueiras famosas que mais admiro, sempre a achei super espontânea e carismática. Adoro acompanhá-la e adorei conhecer seu blog através do dela.

      Amei saber que despertei esta curiosidade em você! Vale à pena ouvir, te indico começar com Mr. Tambourine Man ;) e depois me conte o que achou!

      Beijos

      Excluir
  2. Já tinha escutado algumas musicas aleatorias do Bob, mas não tinha prestado a tradução da letra sabe? Acho bem legal o som dele, seu post me despertou a curiosidade de ver sobre o que as musicas falam, eu adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível, vale à pena ouvir mais vezes ♥ fiquei muito feliz que o post conseguiu despertar esta curiosidade em você :)
      muito obrigada pela visita e comentário!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Julie, primeiro tenho que falar que seu blog é maravilhoso e amei conhecê-lo!.♡♡
    Parabéns pelo blog e pelo conteúdo!

    Em relação ao post, eu amei ver o significado de algumas músicas do Bob Dylan! Acho ele demais! :)
    Adorei esse post!
    Beijão
    Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lilica ♥ muito obrigada, ler comentários assim alegra meu dia!
      Sempre um prazer enorme ter vc por aqui.
      Eu também acho ele demais, o prêmio que ele ganhou ano passado foi super merecido... E fico muito feliz em saber que gostou do post!
      Beijos

      Excluir
  4. Meu Deus
    Descobri que preciso dedicar um pouco mais do meu dia a músicas. Por nome, acredito nunca ter ouvido nenhuma música do Bob Dylan.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dias ficam melhores se tiver música envolvida, super apoio vc dedicar mais em aprecia-la e até mesmo praticá-la ♥ haha
      muito obrigada pela sua visita e pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, eu juro que não sabia que o Bob Dylan tinha ganhado o Nobel de literatura, como assim? To passada! E olha que eu adoro as músicas dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei quando soube que ele ganhou esse Nobel ♥ Merece super!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!!!

    Bom so conheci o Bob Dylan depois que eu soube que le ganhou o premio Nobel, pois antes não conhecia talvez já tivesse ouvido falar, mas não tinha registrado (Que vergonha!). Se eu já ouvi alguma música dele? Não me lembro, porém depois desse post vou procurar. Parabéns adorei!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido Bob Dylan, nem Mr. Tambourine man, pesquisei algumas desse post e a que mais gostei foi "All along watchtower". Ouvirei mais dele agora, obrigado. ♥
    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  8. Há cantores que fazem letras com muito sentido e nem sempre as interpretações são iguais para toda a gente. Obrigada por partilhar estas músicas!

    Cor Sem Fim

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.