7 de fev de 2017

ESPECIAL GRAMMY 2017 • Quem escolhe os vencedores do Grammy?

Este é o segundo post da parceria com o Bry do blog It’s Bry com o Ouvi Por Aí, consiste em postar conteúdo novo nos dois blogs durante todos os dias dessa semana que antecede o Grammy – maior evento de premiação da indústria fonográfica e que dispensa apresentações, né?

Dessa vez falei um pouco de como os indicados e vencedores do Grammy são escolhidos. Os jurados do Grammy fazem parte da Academia da Indústria Fonográfica, também chamada de The Recording Academy. Assim como o Oscar, não conta com o voto popular. 

Entende-se então o motivo de tantos artistas extremamente importantes do cenário musical como Queen/Bob Marley/Led Zeppelin (entre outros) nunca terem ganhado nenhum Grammy, uma vez que trata-se de uma escolha feita baseada em critérios da academia. Ouso dizer que podem ser critérios muito tendenciosos que não medem a relevância do artista em seu meio, inclusive devido a grande quantidade de inscrições que os responsáveis recebem para avaliar. Por isso, achei que seria interessante pesquisar o básico de como funciona esse processo de escolha dos indicados e trouxe para vocês em forma de vídeo.
Espero que gostem!




Ah, e não deixem de conferir o post do Bry, ele comentou sobre 5 pessoas que já ganharam Grammy e provavelmente você não sabia. Tá muito bom, clique aqui para acessar o post dele! 

13 comentários:

  1. Antes de tudo, parabéns pela parceria (adoro o blog do Bry!). Sobre o post/vídeo, está interessantíssimo <3 eu não fazia a miníma ideia de quem era a tal pessoa(S) que escolhia os vendedores haha {desinformada de plantão!}.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui muito te acompanhar essas premiações, acho bacana e até me empolgo com a indicação de alguns prêmios, mas já sabia sobre essa coisa do voto popular e isso tira um pouco da graça da coisa. Atualmente só acompanho alguns poucos artistas e Grammy ou Oscar acabam saindo do meu meio, sei lá. De qualquer forma, é sempre bom entender como funciona e perceber o que tem por trás dos bastidores ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que essa tal pessoa escolhia os vencedores. Mas eu adorei as apresentações do Grammy. O seu vídeo está muito interessante. Parabéns!

    letsdriink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto um ET porque raramente acompanho essas premiações, às vezes nem sei que dia vai acontecer, aloka! ahahahha mas achei muito mara e jamais imaginava quem escolhia os vencedores! hahahaha adorei!

    ResponderExcluir
  5. Assim como o Óscar, eu acho q as academias deveriam rever e mudar alguns critérios das premiações pois muito artista realmente talentosa e com uma grande contribuição pro cenário artístico acaba não dando valorizado... Parabéns pelo post! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gente! Sempre achei que o Grammy tinha que ter um dedinho de voto popular. 50% de votos da academia e 50% do público. Até hoje eu não sei porque a Katy não ganhou UM, coitada. Teenage dream só tinha hino. Parabéns pelo post/vídeo! Foram bem esclarecedores <3

    ResponderExcluir
  7. Acho que seria algo legal se tivesse o voto popular, mas não exclusivamente sabe? Eles poderiam ter um peso menor e o voto da academia continuaria com o peso maior. Talvez, pudesse usar o voto popular também para caso de desempate (mas, óbvio que eles tem outros critérios pra isso, mas tornaria mais interessante, trazer o povo pra saber mais sobre as regras e tal tal, pois pouquíssimos sabem).

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não costumo acompanhar essa premiação, mas sempre fiquei curiosa para saber quem escolhe os vencedores. Só que agora fiquei ainda mais indignada do Queen nunca ter ganho, acho que eles mereciam mesmo

    ResponderExcluir
  9. Que legaaaaaal 😍😍 Vai acredita se eu dizer que não fazia a mínima ideia de como era escolhido?
    Muito interessante você trazer essas informações :)

    ResponderExcluir
  10. Todo tipo de premiação eu vejo dessa forma: muito tendenciosos que não medem a relevância do artista em seu meio!!! Afinal, como vc citou, temos grandes nomes da música, que nunca ganharam premiações desse tipo, e foram e continuam sendo fantásticos,.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem? Nunca tinha assistido ao Grammy, mas esse ano com a ida da Taynara OG pra lá fazer a cobertura para o canal TNT, fiquei bem curiosa e acabei assistindo tudinho. A cantora que mais gostei foi a Lori, apesar de que a Adele canta muito bem também e mereceu os prêmios que ganhou. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  12. Eu acho muito interessante essas premiações, mas as pessoas que torço acabam nem ganhado

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que lindo o seu blog, e sabe, eu sou apaixonada por música desde que eu me conheço por gente, por isso, eu aprendi a acompanhar essa premiação por considerá-la importante. Mas assim, hoje em dia eu já tenho uma opinião meio diferente, porque eu acho que tem algo tendencioso no ar. Muitos artistas infelizmente são prejudicados porque essas pessoas, esses que julgam, podem sim levar muitas outras coisas em consideração.... na minha opinião, a Adele não poderia ser mais indicada com esse álbum, mesmo sabendo do prazo e tudo que você explicou (super bem e eu amei saber mais) no vídeo.

    Gostaria muito que a Beyoncé tivesse tido a oportunidade de ganhar o álbum do ano. Que Hotline Bling não ganhasse categorias de rap (porque é cantada, é com certeza considero como um pop) e outros pormenores. Acho que nem sempre uma premiação pode avaliar ou categorizar de fato um trabalho de um artista :) mas continuarei assistindo, continuarei amando música, apreciando o que gosto haha e analisar junto com eles.

    Beijos! Amei e continuarei acompanhando seu blog!

    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.